Importância do Branding na Gestão de Marca




No branding trabalhamos tudo o que não é visível na marca. É tudo aquilo que está por trás dela.

Quando conhecemos uma pessoa, primeiro analisamos o seu visual, o que ela está vestindo, se está maquiada, se usa o cabelo preso/solto, curto/longo, etc. Depois, quando começamos a conversar e nos relacionar com essa pessoa começamos a conhecer seus gostos, suas motivações, sonhos, caráter; sua personalidade como um todo. E isso é o branding!

Assim como pessoas, as marcas também precisam ter uma personalidade. Ela é a responsável por criar laços mais profundos com o cliente e fideliza-lo. É através da construção de uma personalidade com motivações, ideais e uma história, que marcas fortes são criadas e conquistam clientes fiéis e apaixonados!


COMO O BRANDING MELHORA A GESTÃO DE MARCA

Um branding bem feito constrói um solo firme no qual a marca poderá crescer e se desenvolver. Uma estratégia bem feita de branding: 1- Facilita a gestão de risco, uma vez que a marca terá como apoio: tom de voz, bandeiras estruturadas e valores delimitados que auxiliarão a empresa a se posicionar diante dos desafios, das falhas e das pequenas dificuldades do dia a dia. Estes itens do branding, são importantes para orientar os profissionais que atuam gerindo a marca a traçar e fortalecer uma personalidade para a empresa. Ex: Se a marca derrubasse um sorvete em alguém, como ela se portaria? Quais atitudes ela tomaria para resolver este problema?  Se o tom de voz dela fosse bondoso e calmo, se as bandeiras dela fossem sempre voltadas para o amor, respeito ao próximo e a luta pela paz, o mais provável é que a marca pedisse desculpas e oferecesse para comprar um outro sorvete repondo o que foi derrubado. 2- Cria bandeiras reais, uma vez que tais bandeiras são criadas em cima de valores coerentes com o dono, o mercado e os objetivos da empresa. Além de mais coerentes, possuem menos risco de caírem em contradição. 3- Facilita a comunicação das marcas, pois cria tons de vozes para as marcas e traçam possíveis formas de responder clientes e se relacionar com eles. Esse tom de voz também é essencial para a comunicação das marcas nas redes sociais, em materiais offline e para envio de e-mails marketing.


MAS EU AINDA NÃO ENTENDI O QUE É UMA ESTRATÉGIA DE BRANDING:

Como falamos anteriormente, a estratégia de branding nada mais é do que a criação de uma personalidade para a sua marca. Ela envolve a criação de uma persona ou brand persona. Essa persona tem gostos, interesses, causas pelas quais luta, bandeiras que levanta e uma forma específica de se comunicar. A criação desta persona é importante, pois é uma forma relevante de se aproximar do público alvo, de ter a simpatia dos consumidores e conseguir fidelizá-los. Além disso, com uma estratégia de branding bem feita, sabemos quais blogueiras entrar em contato para fazermos parcerias, as marcas com as quais podemos nos comunicar, onde precisamos aparecer para sermos vistos pelas pessoas certas e como criar uma experiência de marca que deixe o consumidor apaixonado pela marca.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MARKETING E BRANDING?

Segundo o google, marketing é: estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc. Ao contrário do branding, o marketing é uma estratégia diretamente relacionada à vendas. No marketing trabalha-se com métricas, análise de dados e muita criação de conteúdo. Apesar de ser uma parte que lida muito com dados e números, as estratégias de marketing podem ser otimizadas com a ajuda do branding. Ou seja, apesar de diferentes, marketing e branding podem caminhar juntos!  O marketing vai usar o branding como base para desenvolver uma estratégia de venda. O branding cria a marca, sua história, sua brand persona e o marketing pega todas essas informações e utiliza como orientação para se posicionar corretamente e conseguir alcançar suas métricas e metas de vendas.  O marketing até consegue atuar sem um branding, mas ele fica muito mais forte quando toda esta parte já está definida e unida!

Tudo o que falamos é apenas uma amostra sobre o quão poderoso o branding pode ser para sua marca! Atualmente, marcas não conseguem vender seus produtos apenas usando como argumento a boa qualidade dele. Marcas precisam trazer valores, transmitir verdade, serem encantadoras e oferecer uma experiência incrível em todos os pontos de contato com o cliente. A venda é apenas uma consequência deste grande trabalho chamado branding. 

Sabemos que este tipo de serviço pode ser um investimento, mas sabemos também que é um investimento que vale a pena ser feito, principalmente pela força que você poderá levar ao seu negócio! Não é apenas algo estético. É um investimento que te trará retorno financeiro! Marcas bem feitas vão longe, ficam marcadas na mente das pessoas, trazem identificação e consequentemente, atraem mais vendas.

E aqui vai uma dica de ouro: Ao criar uma estratégia de branding, é importante que você também se identifique com o que está sendo criado! Afinal de contas, marcas sinceras vão longe e, nada mais coerente que essa sinceridade da marca vir de você, dono e referência do negócio! Além disso, essa identificação é importante, pois o processo de branding é um processo contínuo. A marca, assim como você, precisa estar sempre se atualizando e se informando do que está acontecendo no mundo, quais são as tendências e polêmicas que estão em alta e quais são relevantes se posicionar. Uma vez que a marca tem sua cara, torna-se mais simples levar informações para sua empresa e trabalhá-las dentro da marca. Claro que para esses momentos é sempre importante ter profissionais da área por perto para te auxiliar, mas lembre-se, esses profissionais são apenas intérpretes e você, cliente, é o autor da própria marca.

Entendido? Por isso, antes de criar uma empresa e uma marca, analise se ela tem tudo a ver com você e se você tem tudo a ver com ela! Se rolar esse match, pode ter certeza que já será o primeiro passo para um grande sucesso! E se quiser ajuda com a criação do branding, entre em contato com a gente clicando aqui!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Endereço

Rua Alabandina, 90 /  04 - 2º Andar

Bairro Caiçara

Siga-nos