Diferença entre logo, logotipo, marca ou logomarca?

Logo, logotipo, marca ou logomarca? Qual o termo correto para você encontrar o que busca na internet e para conseguir se comunicar corretamente?


Muitas pessoas ainda confundem ou ficam inseguras em usar os termos logo, logomarca, logotipo e marca por não conhecerem ou por receio de não estarem se comunicando corretamente. O que muitos não sabem é que essa dúvida é muito comum e recorrente inclusive entre profissionais da área. Algumas pessoas inclusive, nem sabem que existe diferença, ou incoerência, no uso destas palavras e é por isso que estou aqui hoje! Vou ajudá-los a sanar definitivamente essa dúvida e acabar com a insegurança de se comunicar no momento de solicitar um serviço para profissionais ou agências de publicidade e design. Se quiserem saber direitinho a diferença exata de cada termo, continue essa leitura!

Afinal de contas, existe alguma diferença entre as palavras logo, logotipo, marca e logomarca?



Calma! kkkk Não precisa chorar pra tentar se explicar! Como já disse, essa dúvida é comum mesmo e vamos te ajudar na resposta agora:


SIM! Tem diferença!


E nada melhor para esses momentos de dúvida, do que chamar a nossa amada secretária e cigana nas horas vagas, Telma, para ilustrar a diferença de cada um:


1. Logo

Nada mais é do que uma forma abreviada para se referir ao logotipo.


2. Logotipo

É a representação da marca através da união de palavras (nome) e de um símbolo (imagem). O conceito de cor, forma e estilo da identidade visual também entram na idealização e criação do logotipo.


Se a Telma fosse um logotipo, ela seria mais ou menos assim:



A imagem da Telma acima, representa o símbolo. O símbolo em uma marca, é simplesmente a parte que não é o logotipo, é o desenho da identidade visual. É importante ressaltar que um logotipo não pode ser constituído apenas de um símbolo. No entanto, existem marcas muito conhecidas que já tiveram sua identidade visual bastante disseminada e por isso, são capazes de serem reconhecidas apenas pelo seu símbolo. A Nike é um grande exemplo disso. Seu símbolo é tão forte que não precisa do logotipo inteiro para as pessoas reconhecerem a marca como Nike.


Na palavra logotipo (logo + tipo), logo representa o símbolo/ícone/imagem da marca e tipo vem de tipografia, ou seja, é a parte escrita da marca.


3. Marca

Quando falamos de marca, pensamos em tudo que uma marca é: logotipo, conceito, tom de voz, missão, visão, valores, personalidade (brand persona) e tudo o que envolve a construção de uma empresa.

A marca é algo que vai além da parte visual. Para pensarmos em marca, precisamos de um estudo muito mais profundo e elaborado. Sua construção entra em uma parte do desenvolvimento de identidade chamado Branding. Inclusive, se quiser entender mais sobre o que é branding, clique aqui para ler nosso post que te explica tudo, tim tim por tim tim!


4. Logomarca

Este é um termo que, por muitas vezes, é usado como sinônimo de logotipo. No entanto, se pararmos para analisar, este nome está incorreto já que logo e marca possuem praticamente o mesmo significado. Como já vimos, a marca é o logotipo + conceitos criados por branding. A marca, apesar de possuir um trabalho mais profundo, é caracterizada pelo logotipo e não existe sem ele. Conclusão: Logo e marca são neologismos e por isso não devem usadas na mesma palavra.


O que é considerado um bom logotipo?

O logotipo é o resumo do resumo de uma marca. Ele sozinho não representa toda a identidade visual, mas possui um papel extremamente importante nela.

A criação de um logotipo envolve uso de cores, formas e de uma tipografia. Mas mais do que isso, um logotipo deve:

- Levar uma mensagem. Tudo o que aparece em um logotipo deve possuir um motivo para existir. Mas é importante saber filtrar o que vai ser usado nele e o que poderá ser usado em algum outro material da identidade visual. - Ser claro. Como falamos, é importante sim passar uma mensagem, mas também é importante filtrar o que vai aparecer para naõ deixar o logotipo confuso e com muita informação.

- Ser legível. De nada adianta criar uma marca linda se ela não dará legibilidade em todos os canais que será usada. Evite fontes confusas ou que dão pouca legibilidade quando muito pequenas. Evite o uso de degrades ou efeitos que podem atrapalhar a leitura do logotipo em impressões mais simples, como preto e branco. Nesses casos, o menos é mais!

Por que a minha empresa precisa de um logotipo?


O logotipo faz parte da identificação visual da sua empresa. Ele é a parte visual que, quando vista, remeterá as pessoas ao seu negócio. Ter um logotipo significa assumir uma identidade, uma característica e um estilo. Ele é o primeiro passo para a concretização de uma comunicação com seus clientes.

Um logotipo bem feito e coerente com o que você faz, acredita e vende, é essencial para a consolidação da sua empresa no mercado. A medida que você compartilha e faz a divulgação da sua marca utilizando o logotipo, mais pessoas conhecerão sua marca podendo assim se identificar e virarem novos clientes. Uma marca bem divulgada ganha força e se torna mais conhecida. Quanto mais seu logotipo for conhecido, melhor para seu negócio e para sua marca.


O que considerar antes de escolher uma agência para criar a identidade visual da minha empresa?


Ao decidir buscar uma agência para a criação do seu logotipo, é necessário considerar duas coisas antes de fechar um negócio: 1º. Se a agência te escuta. Afinal de contas, é mais do que essencial a agência entender do seu negócio, dsua concorrência e seu mercado. Mas, mais importante do que tudo isso, é ela entender quem você é, o que gosta e o que não gosta.

É muito comum encontrarmos empresas que não consideram o gosto e o interesse do cliente ao montar um logotipo e isso é um dos principais motivos da recorrência de retrabalho e desgaste com projetos em muitas agências. Por isso, fique atento e busque encontrar uma agência que consiga unir a expertise e habilidades de seus profissionais com o perfil da sua empresa e o seu gosto pessoal.


2º. Se você se identifica com os trabalhos anteriores realizados pela agência. Além da agência buscar te entender, é necessário também que você entenda e se identifique com o que a agência já apresentou e goste. Afinal de contas, se você não gosta do estilo daquela agência no projeto de outras pessoas, dificilmente você vai gostar do que ela entregará para o seu.


Tenha sempre em mente que o trabalho da criação de um logotipo nunca deve ser unilateral. Cliente e agência devem trabalhar juntos, pois, quanto mais próximos vocês estiverem no processo de criação, maiores serão as chances de o resultado final ser bem satisfatório!

Entendido?


E se você quiser se aprofundar e entender um pouco mais sobre a criação de um logotipo e de uma identidade visual, clique aqui para mais informações!







2 visualizações0 comentário

Endereço

Rua Alabandina, 90 /  04 - 2º Andar

Bairro Caiçara

Siga-nos