Como criar um nome pra minha marca?

Qual a importância e como ocorre um processo de naming?

O Naming nada mais é do que o processo de criação do nome que você dá para a sua empresa. Ele é um dos responsáveis por passar para os seus potenciais clientes a mensagem do seu negócio. Seu papel é muito importante na criação de uma empresa e por isso ele deve ser pensado com muito cuidado e paciência.

Um naming fraco não é lembrado e pode não passar a credibilidade que você gostaria de passar sobre o seu trabalho.


O que é naming em marketing?

O naming é muito necessário para o marketing, pois ele será a apresentação da sua empresa para seus clientes. Um naming bem feito e aderente com o branding da sua marca ajuda muito na divulgação e nas vendas realizadas pelo marketing. O naming é criado com o objetivo de ser parte permanente da marca e por isso deve ser bem desenvolvido. Além disso, ele também é um dos responsáveis pela tomada de decisão dos consumidores de comprar ou não seu produto/serviço, levando assim, mais peso para sua criação.

Como fazer um bom naming?


Para um bom naming, é necessário:

- Antes de tudo, da presença do dono da empresa no processo criativo. Independente de quem está criando o nome, seja agência, freelancer, amigos ou família, a presença do dono ou dos sócios criadores do negócio é essencial. Somente eles entendem o negócio a fundo e por isso, são as melhores pessoas para trazerem informação relevante e de primeira para ajudar no processo de criação do nome. - Uma pesquisa prévia da concorrência e do mercado também é importante ser considerada, uma vez que conseguimos assim, decidir o perfil dos nomes que serão pensados. Na criação do naming é importante definirmos se pensaremos em um nome abstrato (que não tem significado ou relação alguma com a marca), literal (que ao ler já dá para ter uma ideia do que é o produto) ou que traga algum significado diferente para o produto e a pesquisa da concorrência nos ajuda a tomarmos esta e algumas outras decisões. - Um brainstorming! Com a pesquisa feita, os donos presentes e com o perfil de nome que deverá ser pensado definido, é hora de colocar a mente para funcionar e fazer o famoso toró de ideias, ou brainstoming. Para isso é necessário, antes de tudo, não ter vergonha de falar o que vier na cabeça. Mesmo que você ache que não é bom, sua ideia pode servir como um gatilho para outras pessoas também terem insigths e assim, conseguirem mais rapidamente chegar em um nome. Durante o brainstorming, use e abuse de canetas coloridas, post its e adesivos! Quanto mais itens para usar, mais divertido, organizado e gosotoso é o processo! Ahhh e como nunca se sabe quanto tempo vai levar, é bom sempre garantir um lachinho!


Dicas infalíveis para o processo de branding


1- Faça listas! Comece a pensar em tudo o que seu negócio engloba e faça lista de tudo o que pode se relacionar a ele. Dessa forma você consegue iniciar um jogo de palavras que poderá auxiliar na hora de definir o nome.

2- Durante o processo não pense que um nome precisa ser criado. Foque em falar/entender o negócio em questão e deixe que tudo aconteça naturalmente! Apesar de muitas pessoas não valorizarem e acabarem dedicando-se pouco para os processos de criação, o naming é uma parte essencial da marca e deve ser visto com mais atenção e cuidado!

Aqui na ORA 108 temos um serviço especialmente voltado para a criação de nomes

Se quiser saber mais entre em contato conosco clicando aqui.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Endereço

Rua Alabandina, 90 /  04 - 2º Andar

Bairro Caiçara

Siga-nos